quinta-feira, 4 de junho de 2009

Virtudes Cristãs

VIRTUDES CRISTÃS
Entre os cristãos, a virtude consiste num hábito sobrenatural que facilita ao homem o conhecimento e a prática do bem. As principais virtudes são sete, três delas teologais (referentes à relação do homem com Deus) e quatro cardeais (que norteiam a conduta na vida). As virtudes teologais são a Fé, a Esperança e a Caridade. As cardeais são: Prudência, Justiça, Temperança e Fortaleza.


CARIDADE

Dizem os textos cristãos: "A caridade é uma virtude sobrenatural pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas – por quem Ele é – e ao próximo por amor a Deus". É tida como a virtude primordial, a maior de todas, a mãe das virtudes.

ESPERANÇA


A Esperança, como o próprio nome diz, é um ato de aguardar e não de tomar providências e manipular. "A esperança é uma virtude sobrenatural pela qual confiamos em que Deus nos dará a glória mediante sua graça e nossa correspondência a ela."



A fé não pode ser adquirida pela simples vontadedo homem: "Não podemos crer, ou seja, praticar atos de Fé, sem a graça de Deus. A fé é uma virtude sobrenatural pela qual – apoiados na autoridade de Deus – cremos nas verdades que foram reveladas